Prazo para regularização eleitoral termina dia 9; cartórios do DF ampliam atendimento

Share

Também encerra hoje o prazo para transferir o domicílio eleitoral do título de eleitor. O prazo para o eleitor fazer a biometria acabou em março deste ano.

Pessoas que desejam incluir o nome social no cadastro dos eleitores. A participacao nas eleicoes e facultativa apenas para analfabetos, pessoas com idade entre 16 e 18 anos ou com mais de 70 anos.

Para obter o título de eleitor, o cidadão deve levar os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino. Não são aceitos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em razão da ausência de informação quanto à naturalidade, e o passaporte cujo modelo não contém dados relativos a filiação.

Termina nesta quarta-feira (09) o prazo para o cadastramento eleitoral dos eleitores que votarão nas eleições 2018.

O atendimento está sendo realizado por ordem de chegada, sem agendamento, nas zonas eleitorais e nas Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) de cada bairro - postos que concentram as atividades em localidades com mais de uma zona eleitoral.

Para verificar a situação do título, o eleitor pode entrar no site do TRE-GO (http://www.tre-go.jus.br) e ir nas opção "Eleitor e Eleições", "Serviços" e "Situação Eleitoral". Para consultar a regularidade da situação eleitoral, basta acessar a página do TSE. "Eu vim tirar a segunda via do título e deixei para a última hora", conta a auxiliar de cozinha Fabrícia Ferreira. Ou, ainda, é possível votar apresentando um documento oficial com foto. É o caso de quem não votou e nem justificou nos últimos três turnos.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, para efeito dessa contagem, cada turno de um pleito representa uma eleição.

Os cidadãos irregulares também ficam impedidos de participar de concurso público, de emitir RG, podem ter dificuldades para receber salário, em caso de servidores públicos, e a tomada de alguns tipos de empréstimos.

Share